Desde que o conceito de "conhece-te a ti mesmo" fez que o homem deixa-se de olhar apenas para a phisis e sua existencia em seus elementos fundantes - fogo, água, terra, ar e, quem sabe, o átomo (o que não se pode cortar) - e fez que os pensadores olhassem para o homem, enquanto ser, sua vida, enquanto existência; nenhum homem poderia mais ser reduzido a um simples "bipede implume", que o diga Kierkegaard, Nietzsche e mais atualmente Sartre.
A filosofia parece se ligar muito mais ao ser humano do que aos enigmas "inescrutáveis" do universo. Não obstante ser o ser humano tão inescrutável como o universo. Por falar em universo, não é assim que Freud "encontrou" na mente humana e seus seguidores o sondaram? Não seria a Psicanalise - freudiana, jungiana ou lacaniana - um modo (ferramentas) de explorar a mente-espirito-alma humana?
Essa é a primeira consideração que faço: a inter-relação entre filosofia e pscanálise torna-se uma sibiótica união... no qual do objeto - mente - tem muito a dizer aqueles que querem aprender sobre si, mas também acerca do outro! A mente que faz o pensar - agente, também se apresenta como objeto... Não sei qual será o resultado disso que apenas comecei a dizer, mas que foi que disse que Sócrates sabia que suas ideias lhe dariam direito a uma taça de sicuta?
Um bom artigo pelo seu conteúdo, mas se o senhor deixar fazer algumas observações na qual merece atenção.
ResponderExcluirEsse primeiro ponto "Não seria a Psicanalise - freudiana, jungiana ou lacaniana - um modo (ferramentas) de explorar a mente-espirito-alma humana?"
Primeio ponto o responsável em si de explorar a mente-espírito-e também a alma é principalmente a filosofia. A Psicanálise veio da filosofia assim como as demais ciências existentes, e mais ainda, nenhuma dessas ciências podem explicar nada sem a filosofia, pois a matéria que cabe a explicação e o raciocínio de várias coisas é justamente a filosofia.
"Essa é a primeira consideração que faço: a inter-relação entre filosofia e pscanálise torna-se uma sibiótica união... no qual do objeto - mente - tem muito a dizer aqueles que querem aprender sobre si, mas também acerca do outro! A mente que faz o pensar - agente, também se apresenta como objeto..."
Aqui o senhor acertou bem,mas tendo como filosofia um peso e uma importância maior do que a própria psicanálise. E de fato, nós mesmos smos objetos de proprio estudo sobre várias coisas, assim como aristóteles e a natureza e também o homem. Lembrando também, que a mente faz o pensar e o que é responsável pela nossa mente, é simplesmente o plano na qual Platão denominava de plano inteligível.
Sou totalmente inclinado a concordar com você: existe uma escola filosofica holandesa ligada a Vrije Universiteit, em Amsterdam, conhecida pelo seu pressupossicionalismo acerca do papel da filosofia em sua relação com as ciências, isto é, não existe ciência que não se utilize da linguagem filosofica ou da propria filosofia para dar vida a existência. Freud e seu séquito possuem um lastro filosófico.
ResponderExcluirQuanto ao segundo ponto, creio que nao era meu interesse dar um peso maior a filosofia; creio que não foi a minha intenção... embora uma simbiose não seja necessariamente igualitária. As Ciências são para o homem, para o conhecimento de si mesmo (psicologia), conhecimento do outro (antropologia), conhecimento de todos (sociologia), da sua saude (medicina, genética, etc,). A ciência é humanista nesse sentido. VAleu!